segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cama e sofá de garrafa PET

  Andei pesquisando para mais um leitor, o Márcio Santos que me escreveu: “Gostaria de aprender como fazer uma cama box com garrafas pet, tem como? “ . Confesso que sempre tive um pé atrás, porque mesmo achando a idéia interessante, nunca tinha vista nada bem feito de verdade. E nesse sentido foi ótimo, pois encontrei trabalhos excepcionais (a indicação está no final do artigo).
  Todos nós já vimos como se faz um pufe de garrafas pet. Já pipocou em tudo quanto é blog verde. Esse tutorial está muitíssimo bem explicado pela Recicloteca. É lá, inclusive, que eles ensinam o pulo do gato para fazer todos os outros móveis como, cadeiras, sofás e as camas. Qual é o pulo do gato? A peça de resistência. Vamos dar uma espiada pra entender.

         

  O importante nessa montagem, é encaixar a peça c na peça b encostando o bico da garrafa no fundo. Da mesma forma, a garrafa a deve entrar com firmeza até o fundo da peça c e a cobertura com a peça d deve ficar bem justa.  Outro detalhe importantíssimo: use somente garrafas de dois litros.
  Parte-se do princípio, óbvio, que todos esse móveis precisarão suportar o peso das pessoas. Para que isso aconteça sem maiores problemas, é necessário que a estrutura seja resistente. Uma garrada pet solta, não consegue suportar tanto peso, mas numa garrafa pet reforçada montada em módulos, a segurança necessária está garantida.


  O segredo está em unir as peças de resistência duas a duas, depois essas duplas em duas, tornando-se quatro, depois essas quatro em duplas que se tornam oito e novamente até chegar no conjunto com dezesseis. O importante é que a cada vez que você una um conjunto desses, eles sejam bem envolvidos com uma fita adesiva larga de qualidade. Assim pode ter certeza de que seu móvel durará por muito tempo.
  A dica é colar a fita adesiva com bastante pressão, para que as peças fiquem muito firmes.
  O módulo com dezesseis peças é que será unido a outros iguais até chegar no tamanho do móvel que você deseja. Para uma cama de solteiro serão necessários no mínimo 750 garrafas. Para uma cama de casal padrão você precisará de 1500 garrafas. As diferenças extras ficam por conta das cabeceiras e de como você deseja fazê-las. Para um sofá de dois lugares você precisará entre 400 e 500 garrafas.` Para uma poltrona são necessárias 250 garrafas. Para um pufe entre 40 e 50 garrafas.
  Para criar uma espécie de encaixe para o seu colchão, ou saber como se fazem os braços e encostos dos sofás, confira a explicação na página da Recicloteca.
  No caso da cama não é necessário colocar nenhum estrado sobre a estrutura. Um bom colchão com espuma firme é o suficiente.
  Quer dar uma aparência bonita ao seu móvel?
  Para sofás, poltronas e pufes, o ideal é fazer um revestimento com espuma para estofamento e uma capa, como esse acima.
  Para a cama, pinte com tinta PVA e personalize o seu encosto com tecido, de outras maneiras.

Fonte: Vila do Artesão

Um comentário:

  1. adorei otíma idéia vou fazer,é melhor que muitas cama que tem por ai,que agente paga um dinheirão e dura pouco,bom eu vou fazer e vou botar uma cabiseira de madeira,vai parecer uma cama box.

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...