domingo, janeiro 01, 2012

Chile processa homem acusado de incêndio na Patagônia

  A justiça chilena processou neste sábado um cidadão israelense de 23 anos, que confessou ter provocado o incêndio que afeta o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, que até agora consumiu mais de 11 mil hectares. O promotor Juan Meléndez confirmou aos jornalistas que o israelita, identificado como Roter Singer, pegou uma detenção regional de três meses - não pode sair da região enquanto durar as investigações.
  "O homem confessou que em uma ação involuntária queimou um pedaço de papel higiênico, o que finalmente produziu o incêndio", disse Meléndez. O promotor explicou que graças a uma testemunha que observou toda a ação do turista israelense, se pôde conseguir com rapidez sua identificação.
  Segundo a Radio Bío-Bío, o veículo no qual o acusado foi tirado do tribunal foi atacado por várias pessoas que protestavam nos arredores, especialmente pela determinação das autoridades de fechar por todo janeiro o parque nacional. "Nós, quem é de Puerto Natales, estamos desconcertados com o que acaba de acontecer. Sentimos raiva, impotência e indignação, porque nos cortaram as mãos, já que este é nosso sustento principal durante os meses de verão", assinalou uma das pessoas que protestavam.
  Lembrou que há seis anos outro turista estrangeiro gerou um incêndio no parque nacional e que acabou ficando livre pagando apenas uma multa de 250 mil pesos (cerca de US$ 485). Em fevereiro de 2005, um incêndio causado por Jiri Smitak, um turista tcheco que usou de forma errada um fogareiro, destruiu 13.880 hectares do local.
  Smitak, que foi detido e processado, pediu perdão e seu governo, posteriormente, financiou de forma voluntária o reflorestamento da área destruída. O incêndio que afeta Torres del Paine, a 2 mil quilômetros ao sul de Santiago, começou na quarta-feira passada, situação que obrigou a evacuação de centenas de turistas e trabalhadores da região.
  O presidente Sebastián Piñera informou através de sua conta no Twitter, que foram controlados três dos seis focos do incêndio e que um quarto estaria a ponto de ser controlado. "Hoje com grande trabalho de brigadistas e intenso uso de helicópteros conseguimos controlar três dos seis focos do incêndio em Torres del Paine", ressaltou.
  "Graças ao melhor clima esperamos controlar em breve um quarto foco de incêndio e iniciar imediatamente as tarefas de recuperação do parque", acrescentou o líder nessa rede social. Finalmente escreveu: "Pedi ao Intendente (Governador) para se reunir com empresas turísticas do parque para acertar a mais pronta reabertura e proteger o resto da temporada turística".
  Ao parque nacional Torres del Paine, declarada reserva da Biosfera pela Unesco, chegam nos meses de verão cerca de 130 mil visitantes, a maioria europeus.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
28ºCTEMPERATURA
83%UMIDADE RELATIVA
33ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1011hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Predomínio de Sol - Sol na maior parte do período.


01/01/2012
10h00
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 01/01/2012 10h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...