segunda-feira, janeiro 30, 2012

Ibama encerra fase de emergência em Tramandaí após vazamento

Segundo órgão, mar já está livre do petróleo que vazou na quinta-feira.
Fepam deve divulgar relatório de balneabilidade na próxima segunda-feira.


  O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encerrou neste sábado (28) a fase de emergência ambiental em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, o mar já está livre do petróleo que vazou na última quinta-feira (27).
  A dispersão do óleo foi constatada durante um sobrevoo sobre a região atingida neste sábado. De acordo com o superintendente regional do Ibama, João Pessoa Moreira Júnior, nenhuma mancha de óleo foi avistada no mar. As únicas manchas vistas na água eram formadas por algas.
  Para o oceanógrafo Lauro Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), aparentemente a areia está limpa e não mais evidências de óleo no mar. “Não é uma catástrofe, não tem quantidade de animais mortos, não temos população atingida. Toda a remoção de óleo foi feita. Com certeza, não há mais nada que nos leve a crer que exista óleo capaz de chegar à praia”, garante.
  Com a situação sob controle, os técnicos do Ibama que foram deslocados até o litoral norte devem retornar para Porto Alegre. Eles irão formular o relatório sobre impactos ambientais e definir a possível atuação contra a Transpetro, empresa responsável pela monoboia onde ocorreu o vazamento de óleo durante uma operação de descarregamento de um navio.
  Mesmo com o mar aparentemente limpo, as placas de águas impróprias para banho instaladas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não foram retiradas das praias de Tramandaí e Imbé. Veranistas ignoraram os avisos e entraram no mar, apesar da recomendação contrária.
  A Fepam coletou amostras da água para divulgar um relatório de balneabilidade, cujo resultado deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (30). Enquanto as amostras não são analisadas, o órgão mantém a recomendação para os veranistas evitarem se banhar na região entre a plataforma de Tramandaí e a barra de Imbé, no município vizinho.

                         

Vazamento de óleo ocorreu a cerca de seis quilômetros da costa (Foto: Arte, RBS TV)
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NE3km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.


30/01/2012
08h00
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 30/01/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: G1 RS, com informações da RBS TV
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...