quarta-feira, janeiro 04, 2012

Incêndios no Chile já devastaram mais de 400 km² de área florestal

Emergência por onda de calor e seca levou país a pedir ajuda brasileira.
Focos mais intensos são na zona de Quillón; idoso morreu queimado.

  Os incêndios florestais no sul do Chile avançam e já consumiram mais de 400 km² (o equivalente a 250 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo), com focos mais violentos na zona de Quillón, informou nesta terça-feira (3) o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).
  Em todo o país há 20 focos de incêndios ativos, em uma situação de "extrema vulnerabilidade", informou o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, ao divulgar o último
boletim oficial.
  A maior emergência foi registrada na região de Biobío, 500 km ao sul de Santiago, onde quatro focos de incêndio continuam ativos e já arrasaram 213 km².
  Na véspera, um idoso que não quis deixar o lugar morreu queimado em sua casa.
Helicóptero despeja água sobre chamas na região de Concepción nesta terça-feira (3) (Foto: Jose Luis Saavedra/Reuters)

  O incêndio ganhou força nas últimas horas devido ao forte vento e às altas temperaturas que foram registradas na região, os mesmos fatores que ajudaram a aumentar as chamas no parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, a mais de 3.000 km ao sul de Santiago.
  O incêndio no Torres del Paine começou na última terça-feira (27), e até esta segunda (2) tinha consumido 12.795 hectares.
  As forças nacionais mobilizaram 753 brigadistas que trabalham no local, e é esperada a reabertura parcial do parque nos próximos dias, no setor norte, numa área de 1.000 km² a 1.500 km² , as mais visitadas pelos turistas. A extensão total do parque é de 2.300 km², quase o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
  As autoridades decretaram esta região como "zona de catástrofe" para destinar rapidamente recursos para os afetados. Mais brigadistas eram aguardados nos locais afetados para tentar controlar o fogo.

Ajuda brasileira
  Um avião deve partir do Brasil levando barris de água, anunciou o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.
  "Pedimos ajuda ao Brasil para o envio de um avião é capaz de transportar uma grande quantidade de água", disse o ministro.

Suspeito
  No sábado (31), o israelense Rotem Singer, de 23 anos, foi acusado de ter causado o incêndio por agir de forma negligente, tendo sido liberado depois de algumas horas. Ele pode pegar de 40 a 60 dias de prisão e uma multa máxima de US$ 300. As pequenas punições levaram o presidente Sebastian Piñera a anunciar "uma profunda modificação" na legislação de proteção às florestas.
  "A probabilidade de que tenha sido causado intencionalmente, infelizmente não é uma probabilidade que podemos descartar", afirmou Hinzpeter.
  As autoridades regionais, por sua vez, apontaram suas suspeitas para o início simultâneo do incêndio em oito pontos.
  "Temos uma informação entregue pela Forestal Arauco (nr: empresa florestal) que este incêndio começou na manhã de sexta-feira (...) em oito pontos simultaneamente, o que parece indicar uma intencionalidade, mas não temos mais informações", disse o prefeito da Biobío, Victor Lobos.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NO1km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1012hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


04/01/2012
07h00
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 04/01/2012 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: AFP
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...