domingo, janeiro 22, 2012

Primeiro transplante de três membros é realizado na Turquia

Homem de 34 anos recebeu dois braços e uma perna.
Mesmo doador forneceu primeiro transplante de face do país.


  Um hospital turco realizou neste sábado (21) o primeiro transplante de três membros já feito no mundo. Atilla Kavdir, de 34 anos, recebeu dois braços e uma perna, que ele tinha perdido aos 11 anos, devido a um acidente com fios de eletricidade.
  “Hoje, colocamos nossa assinatura em um sucesso mundial”, afirmou Israfil Kurtcephe, diretor do Hospital Universitário Akdeniz, em Antália. “Pela primeira vez, um hospital transplantou dois braços e uma perna em um paciente”.
  O mesmo doador, no mesmo hospital, forneceu também o primeiro transplante de face da história da Turquia. Quem recebeu foi um jovem de 19 anos, que teve o rosto desfigurado por um incêndio quando ainda era um bebê.
  Omer Ozkan, que coordenou a equipe, disse que os dois transplantados estão bem, sob os cuidados da terapia intensiva. “Temos um período crítico de 10, 15 dias pela frente nas duas operações, mas, se passarmos por esse período, faremos história”, disse o médico.
  O primeiro duplo transplante de braços foi feito em 2008, na Alemanha. Em julho de 2011, na Espanha, um duplo transplante de pernas foi realizado pela primeira vez.
  O transplante de face foi feito pela primeira vez em 2005, na França. Hoje, mais de uma dúzia de operações do tipo já foram realizadas.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
26ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
28ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NO7km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Predomínio de Sol - Sol na maior parte do período.


22/01/2012
08h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 22/01/2012 09h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar






Fonte: Associated Press
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...