quarta-feira, janeiro 04, 2012

Sapucaia



Nome Botânico: Lecythis pisonis Cam. Sin.: Couroupita crenulata Miers, Lecythis ollaria Vel., entre outras.
Nomes Populares : Sapucaia
Família : Angiospermae Família Lecythidaceae
Origem: Nativa brasileira

Descrição:
  Árvore de altura entre 20 e 30,0 metros, copa de forma arredondada, que ocorre desde o Ceará até o Rio de Janeiro na floresta pluvial atlântica. Muito frequente seu aparecimento no sul da Bahia e Espírito Santo. É característica de interior de matas em regiões com alto índice de chuvas. Seu tronco é ereto e pode atingir até 90 cm de DAP (Diâmetro na Altura do Peito).


  Suas folhas são finas ovais e onduladas na borda e quando novas são de cor rosada e arroxeadas, conferindo um visual espetacular. As flores são pequenas na cor violeta, reunidas em racemo terminal. Floresce de agosto a setembro, com folhagem nova em cor-de-rosa vibrante.
  Após a floração há a formação do fruto, que tem aspecto peculiar. O nome botânico para este tipo de fruto é pixídio, uma forma de cumbuca com tampa, com tamanho variável entre 12 e 18 cm. O nome popular é cumbuca de macaco. Dentro dele presas a uma coluna estão as sementes arredondados ou ovais, com cerca de 4 a 6 cm de comprimento, parecidas com a castanha-do-pará, com sabor agradável e oleaginoso.
  É apreciada pela fauna selvagem, principalmente macacos e morcegos, que comem o arilo que envolve a semente e a jogam fora, ajudando na dispersão da planta.

Modo de cultivo :
  O clima ideal para cultivo da sapucaia é onde haja boa precipitação, mínimo de 1000 mm anuais e a temperatura em torno de 21 a 27 0C.

Plantio:
  Necessita de solo fértil, com alto teor de matéria orgânica e com boa umidade. Para plantar vamos abrir um buraco maior duas vezes o tamanho do torrão, descompactando o fundo e as laterais.  Misturar numa lona ou balde grande uma quantidade de composto orgânico oriundo de compostagem com adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/planta. Se usar cama de galinheiro, utilizar a metade desta quantidade. Colocar também 100 gramas de farinha de ossos. Misturar bem e colocar uma parte no fundo do buraco.  Cortar o vaso ou balde de cultivo da planta e retirar o torrão com cuidado. Se estiver com as raízes enroladas, procurar soltá-las delicadamente para não quebrá-las. Colocar na cova, acrescentar o restante da mistura nas laterais e regar bem.
  Se a muda estiver com tronco muito fino será conveniente colocar um tutor de estaca de eucalipto, amarrando a árvore a ele, com formato de oito para não estrangular o tronco. Ao redor da muda, levantar um camalhão pequeno de terra, formando uma bacia. Regar abundantemente. Regar todos os dias até pelo menos 10 ou 15 dias se não houver chuvas. A melhor época de plantar a sapucaia é no inverno e na estação das chuvas.

Propagação:
  Quando os frutos caírem ou deixarem cair a sementes, colher e semear. Utilizar um substrato leve mistura de terra comum e areia, colocando em sacos plástico de cultivo, regando bem depois. Manter a umidade e deixar em cultivo protegido até poder levar para o viveiro.
Paisagismo:
  Usada em paisagismo urbano de praças e avenidas, oferece um belo espetáculo com sua folhagem rosada.  Olhando de longe parecem ser flores.
  Curiosidade: O nome Lecythis vem do grego e quer dizer panela de óleo, devido à aparência do fruto com uma panela.

Fonte: fazfácil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...