segunda-feira, janeiro 26, 2015

Exposição de Fotografias| Nova Vila de Teotônio, Rondônia

Flor de planta não identificada em Vila Nova Teotônio
Chegada em Vila Nova de Teotônio
Rio Madeira. Área alagada pelo Complexo Hidroelétrico do Madeira
Rio Madeira
Casa Flutuante em margem do Rio Madeira
Flor de espécie não identificada em Vila Nova Teotônio
Flor de espécie não identificada em Vila Nova de Teotônio
Trilha em Vila Nova de Teotônio
Praia criada pela inundação

Praia em Vila Nova de Teotônio
Flor de espécie não identificada
Fungo envolvendo um tronco

Margem da Praia formada pela inundação com banhistas contemplando a paisagem

domingo, janeiro 25, 2015

Patologia de Semente


Sementes de Gergelim
  Cerca de 90% de todas as culturas de plantas alimentícias no mundo são propagadas por sementes. A maioria delas apresenta doenças ocasionadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides, que podem ser transmitidas de uma a outra geração através da semente. Entre as culturas de maior importância econômica, o arroz, feijão, trigo, milho, soja e sorgo apresentam sérias doenças transmitidas por sementes. Entre elas destacam-se, no arroz, as doenças conhecidas como “bruzone” e “mancha parda”, ambas causadas por fungos; no feijão, a “antracnose”, também de origem fúngica, o “mosaico comum” causado por vírus e o “crestamento bacteriano”; no trigo o “carvão” e a “helmintosporiose”, doenças cujos prejuízos que provocam podem variar de 0 a 100%.
  Dentre os aspectos que devem ser considerados no estabelecimento de uma cultura, apresenta grande importância à condição de sanidade das sementes a serem utilizadas para o plantio, visto elas serem os veículos de agentes fitopatogênicos, provocando redução da germinação e/ou dando origem a focos de infecção primária de doenças.
  Além da introdução de novas doenças, a incidência das já existentes numa determinada área pode ser aumentada pela constante introdução do seu agente causal com a semente. Tratando-se de zona monocultivada a conseqüência é o aumento progressivo do inóculo com ataques cada vez mais severos à plantação, podendo com o tempo inviabilizar a cultura.
  O sistema utilizado com sucesso, em muitos países, para controlar a qualidade de sementes na multiplicação e produção é o da certificação, que envolve uma série de inspeções de laboratório e campo. Entretanto, em diversos países a certificação deixa a desejar pois eles consideram apenas a germinação, pureza e identidade genética das sementes. A certificação para sanidade, em geral, baseia-se apenas na inspeção de campo e exame visual das sementes. Estas práticas são insuficientes para que as sementes sejam consideradas certificadas para sanidade. Sendo elas portadoras de agentes fitopatogênicos que, na maioria dos casos, nelas se instalam sem provocar sintomas, para conhecer a sua condição de sanidade é necessário submete-las à análise fitopatológica. A inclusão desses testes exige o conhecimento de métodos adequados de análise sanitária de sementes, o estabelecimento de níveis de tolerância de infecção por patógenos de importância econômica e o conhecimento de produtos fungicidas eficientes para o seu tratamento.
  Embora exista metodologia para a detecção de inúmeros patógenos em sementes, para muitos ainda não foram desenvolvidos métodos ou os existentes não são satisfatórios. As pesquisas realizadas para avaliar danos ocasionados por patógenos de sementes são poucas e foram feitas principalmente com patógenos de clima temperado que apresentam importância em países desenvolvidos. O controle de fungos de sementes por meio de tratamento com fungicidas tem sido bastante estudado nas condições brasileiras. Porém, para diversas culturas, esses estudos ainda não foram realizados. Nestes casos fica prejudicada a possibilidade de registro de produtos para tratamento de sementes, ficando as culturas a descoberto.
  O Instituto Biológico vem realizando pesquisas nos assuntos acima mencionados visando dar subsídios ao controle dos fungos de sementes. Paralelamente aos trabalhos de pesquisa, a instituição mantém um serviço de rotina, no qual realiza análises de sanidade de amostras de sementes enviadas por particulares, empresas e, em maior quantidade, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que mantém convênio com a instituição para examinar sementes importadas e aquelas destinadas à exportação.

Fonte: Instituto Biológico

Introdução à Biologia de Sementes

Introdução

  As sementes apresentam basicamente uma estrutura única que participa da disseminação, proteção e reprodução das espécies.A semente pode ser definida como um óvulo maduro e fecundado, contendo em seu interior uma planta embrionária, substâncias de reserva (às vezes ausentes), ambas protegidas por um ou dois envoltórios (casca). Muitas vezes, o termo semente é aplicado impropriamente para designar certos frutos secos monospérmicos, tais como cariopses dos cereais, aquênios das compostas e, ainda, certos propágulos vegetativos, como bulbilhos, pedaços de tubérculos de batatas, esporos de samambaias e de cogumelos.

Sementes de seringueira(Hevea brasiliensis)

Desenvolvimento da semente

  O primeiro passo para a formação das sementes é a abertura do botão floral, que significa maturidade sexual. Após a dupla fecundação, que é um processo exclusivo das angiospermas, inicia-se uma série de transformações: a parede do ovário, juntamente com as estruturas relacionadas, transforma-se em fruto; o zigoto transforma-se em embrião; o núcleo endospermático primário divide-se por mitoses sucessivas originando o endosperma (tecido de reserva) e os integumentos do óvulo transformam-se em tegumentos ou testa da semente.
  Os diversos componentes do óvulo são mais ou menos preservados durante sua transformação em semente. O embrião e/ou o endosperma, ocupam a maior parte do volume da semente, enquanto os integumentos ao se transformarem em revestimentos da semente, sofrem uma considerável redução em espessura e desorganização parcial.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Rio Madeira- Porto Velho|RO

Imagens feitas da ponte que atravessa o Rio Madeira em Porto velho




Graneleiro em Rondônia

Ponte sobre o Rio Madeira

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...